Como o metaverso pode otimizar o setor automotivo nos próximos anos

O começo da visibilidade do termo metaverso foi em 2021, quando o Facebook anunciou que se tornaria uma empresa nesse novo universo virtual

Com isso, muitos que, até então, nunca tinham ouvido esse nome, começaram a se perguntar do que se tratava e como isso impactaria no futuro das empresas pelo mundo.

E, para aqueles que pensaram em evolução tecnológica e otimização de serviços, a percepção que temos até agora é: eles não poderiam estar mais corretos. 

A implementação do metaverso não demorou nada para chegar aos setores do mercado. Na verdade, muitas empresas já o empregaram em seus produtos e projetos.

E o setor automotivo não poderia ficar para trás. O nicho, que está sempre passando por transformações digitais em seus automóveis ou serviços, já está introduzindo o metaverso no dia a dia.

Porém, como já mencionado, esse é um termo novo no mercado. Por conta disso, é importante que a definição de metaverso seja explicada corretamente para entender sua real importância no futuro.

Explicando o que parece inexplicável: tudo sobre o metaverso

Para começar a entender os impactos que o metaverso causou no setor automotivo até o momento, é necessário entender o que ele é, certo? 

A ideia principal do metaverso é a possibilidade de acesso a uma realidade paralela. Ou seja, o objetivo é dar uma experiência de imersão para o usuário.

O metaverso não é algo verídico ou palpável, mas, tem uma estrutura no mundo real para conseguir promover a sensação de realidade

Pode-se dizer que a primeira aplicação desse termo foi por meio dos videogames. Os níveis de imersão variam conforme cada jogo, passando para o usuário a sensação de “estar dentro daquele mundo”.

O professor universitário da USP já afirmou que o metaverso existe no mercado há algum tempo e que ele só iria servir para os games.

Porém, esse cenário mudou quando grandes empresas de tecnologia passaram a investir na realidade virtual e no próprio metaverso — como o Facebook e a Microsoft, por exemplo.

Com isso, a grande aposta agora é que novos avanços tecnológicos permitirão uma baixa nos preços de equipamentos de realidade virtual e a melhoria dos seus gráficos, proporcionando um grau de realismo maior.

Em consequência, as pessoas seriam mais atraídas para essas novas realidades: possibilitando a criação de avatares, diferentes interações, realização de compras, participação em reuniões, inéditas formas de trabalho e estudo, e muito mais.

E são essas as qualidades do metaverso que instigam diversos setores a implementá-lo em seus serviços. Isso inclui os benefícios que ele está trazendo para o mercado automotivo.

O metaverso no setor automotivo

Ao contrário do que muitos podem achar, o metaverso não oferece oportunidades apenas para empresas de tecnologia. 

Se as características dessa realidade forem utilizadas de forma coerente com as necessidades do negócio, ela pode trazer experiências únicas para os consumidores.

Mas, como ela pode ser utilizada no setor automotivo? Apesar desse mercado parecer distante na implementação do metaverso em seus produtos ou serviços, já existem sinais dessa realidade em alguns aspectos.

Um exemplo disso são as concessionárias. Muitas delas já estão aplicando a realidade virtual para auxiliar nas vendas.

As fábricas também começaram a abrir as portas para o mundo da tecnologia. O desenvolvimento de novos produtos começou a ser feito por meio de VR — Virtual Reality.

Segundo a diretora de parceria da Meta, o metaverso ainda precisa melhorar um ponto: a interatividade entre cliente e produto.

Atualmente, algumas marcas já estão promovendo uma experiência diferenciada ao cliente por meio da realidade virtual e do metaverso

De um lado, temos a Volkswagen com um showroom virtual. O cliente pode visualizar o interior dos veículos usando óculos digitais

A marca Honda também adotou essa experiência. Inicialmente, é possível conhecer o seu mais novo lançamento, focando em cada detalhe do modelo.

Por outro lado, a BMW irá lançar seu novo SUV elétrico por meio de uma plataforma de games.

A ideia principal de introduzir o metaverso e a realidade virtual no setor automotivo é melhorar os processos das empresas e inserir o consumidor em um novo cenário. Ele terá uma experiência mais ampla no mundo online. 

A Hyundai pode fazer história no metaverso

Foi divulgado, no início deste ano, que a Hyundai Motor Company — inovadora em mobilidade global — e a Unity — plataforma para criação e operação de conteúdos 3D em tempo real — formariam uma parceria que pode fazer história no mundo automobilístico.

O objetivo dessa união é o planejamento e a construção de uma plataforma do metaverso para a criação de uma Meta-Factory.

Com isso, a marca de automóveis se tornará a primeira a construir uma fábrica digital com aspectos da realidade. 

Ou seja, a Hyundai vai ser a primeira montadora a testar uma fábrica virtualmente. Isso permite cálculos na operação otimizada da planta, fazendo com que seus gerentes possam resolver problemas sem visitá-la presencialmente.

Além disso, a ideia é também implementar uma plataforma digital em tempo real em que os consumidores poderão testar digitalmente várias soluções relacionadas aos automóveis da marca.

Tudo isso só prova que, ao contrário do que muitos imaginavam, a expansão dessas novas tecnologias está tomando forma mais rápido do que o esperado.

O metaverso ajuda na conexão da próxima geração com os carros

Com tudo o que já foi mencionado sobre o metaverso, fica claro o que as marcas procuram ao inserir essa tecnologia em suas rotinas: conversar com o seu próximo público.

Mais importante do que falar sobre projetos digitais e mobilidade com o público que já dirige, é direcionar essa conversa para os futuros motoristas — ou passageiros, uma vez que tudo indica um desempenho 100% autônomo.

Por exemplo, as gerações Z e Alpha — nascidas após os anos 2000 — já têm um interesse maior no setor automotivo com a introdução do metaverso.

A ideia principal dos fabricantes é manter o interesse dessas gerações e influenciar os jovens dentro do universo digital e imersivo.

A influência da autonomia para os futuros passageiros

Por falar em um futuro com 100% de autonomia, em que motoristas, na verdade, poderão se tornar apenas passageiros dentro de seus próprios veículos, é importante lembrar que os carros autônomos estão chegando no mercado.

Com as evoluções tecnológicas, esses modelos têm vantagens como trazer mais segurança e conforto aos motoristas.

Porém, sabemos que, quando esses veículos realmente chegarem nas concessionárias, o público pode ter certas dificuldades de adaptação. Isso porque não será mais necessário nenhum esforço ao dirigir. O próprio carro fará as funções subordinadas e guiará quem está a bordo pelas ruas.

Por isso, o metaverso pode ser fundamental para a popularidade dos autônomos. Com ele, os interessados pelo modelo podem ter uma experiência única de adaptação com uma imersão nos controles básicos do veículo, por exemplo.

Se você ainda não conhece muito sobre os carros autônomos, mas, têm interesse no assunto, então nosso material gratuito pode te ajudar a entender mais sobre esses veículos.

Com o metaverso se popularizando cada vez mais entre as marcas, os carros autônomos podem dar um grande salto de fabricação e distribuição nos próximos anos.

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