Entenda quais as principais perspectivas para o mercado automotivo em 2022
Desde 2020, vários setores estão passando por mudanças aceleradas devido à pandemia, o que impactou diretamente no cenário econômico. As formas de pensar das pessoas e, principalmente, de consumir mudaram consideravelmente, e isso também reflete no mercado automotivo.
No Brasil, o setor automotivo passou por uma grande crise no segundo semestre de 2020, com uma queda de 10,2% nas vendas de veículos, segundo dados da Anfavea.
Em 2021, diversas causas, como o aumento do dólar, causaram o encarecimento de matéria prima, e com isso, as montadoras tiveram significativa redução na produção, com menos de 200 mil carros fabricados.
E quem poderia imaginar que as perspectivas para 2022 seriam boas?
Mas sim, o mercado automotivo tem expectativas positivas de retomada a partir do segundo semestre de 2022.
A retomada dos seminovos no mercado automotivo
Segundo um artigo publicado pelo O Tempo, citando dados recentes da Kelley Blue Book Brasil, durante o primeiro semestre de 2021, carros de quatro a dez anos de uso entraram em uma valorização de 13,4%.
Ainda no artigo, a Fenabrave apontou que houve crescimento de 82% no mercado de automóveis seminovos, comparado ao ano anterior.
As perspectivas para o próximo ano são de aumento nas vendas: os compradores devem continuar a optar por modelos seminovos devido ao aumento dos preços de veículos novos.
A razão desse movimento é o custo-benefício, sendo direcionado em preços, ofertas ou comodidades.
Novo investimento da Volkswagen na América Latina
Segundo matéria da Automotive Business, em 2021 a marca de automóveis Volkswagen retomou seus lucros na América Latina, após quase uma década de prejuízos, iniciando um novo ciclo de investimentos.
Até o ano de 2026 o valor de investimento será de R$7 bilhões. Ele sucede o programa anterior (de mesmo valor), aplicado entre os anos de 2017 a 2020.
As informações são que os aportes serão divididos entre o Brasil e a Argentina, com financiamento em projetos de digitalização, descarbonização, e novos modelos de carros.
Ainda de acordo com a reportagem, o presidente da Volkswagen na América Latina afirmou que 100% dos recursos do novo programa vão ser financiados no Brasil, por bancos privados e pelo BNDES.
A marca já está com o protocolo de intenção de utilização das linhas de crédito brasileiras assinado, voltadas para projetos de descarbonização no Brasil.
Os recursos já começaram a ser aplicados neste ano e são direcionados, principalmente, para a modernização industrial das fábricas, que vão ser responsáveis pela montagem dos novos modelos, que devem ser de três a quatro.
Crescimento de carros conectados da Scania
A Automotive Business também chamou atenção para as novidades da Scania. De acordo com o site, o número de veículos conectados à internet teve um alto aumento de circulação no Brasil, chegando a 50 mil unidades de caminhões e ônibus com o recurso ativo, segundo a companhia.
O número representava a meta para o final do ano, porém foi atingido no final de outubro.
De acordo com a publicação, o gerente da área de serviços da montadora informou que dos 50 mil veículos conectados até o mês de outubro, 48 mil são caminhões, e o resto são ônibus que levam em sua construção o chassi Scania.
Com a meta sendo antecipada, a empresa já projeta um novo número para o final de 2021: 52 mil veículos conectados até dezembro deste ano. Os números ultrapassaram as expectativas, o que só foi possível por conta da alta demanda de veículos pesados no mercado.
A empresa está comemorando, uma vez que quanto maior os números de veículos conectados, maiores as chances do aumento em suas receitas com serviços a partir da conexão, como a maior aposta deles: os programas de manutenção.
O mercado automotivo no ambiente digital
O mundo digital está revolucionando todos os setores do mercado, e é claro que o nicho automotivo não poderia ficar para trás.
Com a alta demanda de experiências cada vez mais digitalizadas, o setor de automóveis precisou se adaptar ao longo dos anos, para que cada vez mais veículos possam se encaixar no ambiente digital.
Uma das tendências que ganhará mais força em 2022 é a compra e venda online, que teve seu aumento exponencial devido à pandemia.
Cada vez menos pessoas estão dispostas a ir até uma concessionária e escolher o modelo de carro, abrindo oportunidades para as plataformas de vendas digitais, que estão registrando ganhos maiores com relação a anos anteriores.
Essa tendência também deve fazer com que concessionárias tradicionais passem a investir em marketing digital.
Além disso, cada vez mais carros estão adotando a conectividade. O futuro automotivo vai estar ligado a vetores como o 5G, que vai manter os carros com sinal de alta qualidade, em todos os lugares.
Já é possível afirmar que os automóveis vão estar mais ligados ao entretenimento de quem está a bordo, do que à experiência de condução. Porém, a segurança de todos os passageiros seguirá como prioridade.
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