Além do combustível, o automóvel necessita de outros fluidos para funcionar. Afinal, ele não depende apenas da combustão para se mover, mas também de outros componentes que operam o movimento, como os radiadores, a suspensão, as rodas, o volante etc.
E tudo isso precisa estar impecável para que a direção não seja comprometida. É justamente nisso que os fluidos agem: eles garantem o perfeito funcionamento dos componentes, ou seja, não assumem apenas a função lubrificante.
Neste artigo você vai conferir os diferentes tipos de fluidos e suas funções.
Fluido do freio
Para que o sistema de freio tenha força para travar as rodas na velocidade que o carro se locomove, é necessário a ação de uma série de componentes hidráulicos.
Esses componentes, como o nome sugere, dependem de um líquido que, quando sob pressão, consegue converter a força leve aplicada nos pedais para uma mais forte nos freios.
O problema é que este fluido possui água na composição, o que acaba sendo absorvido pelo sistema e corroendo gradativamente as peças com a oxidação.
Por isso é extremamente importante fazer a manutenção desse fluido, porque, sem ele, a frenagem não ocorre. Nela, também é vista a condição dos componentes hidráulicos.
Óleo de câmbio
Ao passo que o fluido do freio aciona a força para travar as rodas, o óleo de câmbio funciona como um lubrificante do componente. Ele também age na limpeza dos filtros, impedindo que detritos comprometam sua execução.
Nos carros de câmbio manual, o intervalo costuma ser bem grande se comparado ao carros automáticos. Porém é muito importante trocar o óleo no tempo indicado no manual de cada automóvel.
Óleo do motor
O mais conhecido dos fluidos automotivos é o óleo do motor. Ele é um dos mais importantes porque age no resfriamento, na lubrificação e na limpeza das peças que constituem o motor do carro.
Suas três funções são extremamentes importantes para não prejudicar a combustão, o processo fundamental que gera energia ao carro.
O ideal é que este óleo seja revisto, no mínimo, a cada seis meses. Além disso, é importante que o condutor siga as recomendações da fabricante, afinal cada motor tem suas especificidades e ela é quem sabe melhor qual fluido é o mais indicado para o seu automóvel.
Água em três componentes
Presente na maioria dos fluidos, a água também cumpre funções de limpeza, resfriamento e lubrificação. Em muitos casos, como na combustão, por exemplo, ela é combinada com um líquido refrigerante para arrefecer o calor, e esse fluido também age no radiador.
A água também é utilizada no abastecimento elétrico das baterias do carro, que dependem do líquido para gerar estímulos elétricos. Contudo nunca se deve ultrapassar a quantidade indicada na peça.
Outro componente que necessita da água é o sistema de limpeza do para-brisa. Ali ela é combinada com sabão próprio para veículos e age na manutenção da visibilidade do motorista, principalmente em dias de chuva quando há acúmulo de resíduos.
Fluido da direção hidráulica
Assim como na frenagem, a direção também depende de um conjunto hidráulico para mover as ferramentas responsáveis pela orientação das rodas. Como já explicamos, a tecnologia hidráulica permite que uma força menor seja convertida em força maior quando há a compressão do fluido.
Neste caso, o fluido do sistema hidráulico é um fator determinante para manter a leveza do volante e de todos os componentes envolvidos na direção.
Ele também precisa ser revisto sempre que houver necessidade ou no tempo indicado pelos fabricantes, pois tal como nos freios, o nível inadequado de fluido pode causar desgaste nos componentes e comprometer a direção do automóvel.
Fluido para veículos elétricos
Algumas pessoas podem pensar que, por não realizar uma combustão, os carros elétricos não precisam de fluidos no motor. Entretanto, elas desconsideram que as baterias desses veículos também podem superaquecer.
Portanto, eles também precisam de fluidos para resfriar o sistema e impedir curtos. A diferença é que no caso dos elétricos, esses líquidos são especiais e um tanto mais pastosos; consistem em uma graxa que, além de regular a temperatura, também lubrifica os componentes.
As diferenças entre estes dois modelos à combustão e os elétricos não param por aí. E você pode conferir tudo isso no e-book gratuito que criamos sobre o assunto.