Entenda quais são os tipos de cartão combustível e por que eles geram economia

Header para cartão combustível

Você já conhece o cartão combustível? Saiba que ele é uma excelente alternativa para diminuir os gastos de abastecimento. 

Afinal, não importa o tamanho ou peso do veículo, o combustível sempre será um dos principais custos para o bolso dos motoristas — o cartão combustível também é utilizado com os veículos de porte pequeno, como os carros corporativos.

É importante ressaltar que, se você é um motorista que trabalha com frotas e precisa monitorar os gastos de abastecimento ou revisão, o cartão combustível é uma ótima opção! 

Como este tópico ainda é uma novidade no setor automotivo, a Metagal decidiu te explicar mais detalhes sobre ele. Para entender tudo sobre este cartão, continue a leitura!

O que é o cartão combustível? 

O cartão combustível funciona como qualquer recurso de pagamento convencional, porém, como seu nome já indica, é válido apenas para o abastecimento de veículos.

Ele foi desenvolvido devido ao fato de muitas companhias trabalharem com funções que demandam o uso de automóveis. Por isso, eles têm responsabilidades como cuidados, realizar manutenções e observar o tanque de combustível. 

Com isso, o cartão combustível é basicamente uma espécie de cartão de crédito que pode ser usado por motoristas em postos autorizados. 

Conheça os tipos de cartão combustível

Caso a empresa opte pelo cartão, ela pode escolher entre dois tipos:

  • Cartão de crédito combustível 

Funciona da mesma forma que um cartão de crédito para pessoa física. Esse tipo de cartão combustível possui um limite mensal de saldo predefinido para abastecimento. 

Ao final do mês, a empresa recebe uma fatura e paga pelos gastos dos motoristas. 

Essa alternativa permite que a companhia faça um monitoramento mais preciso nos gastos. 

crédito para cartão combustível

  • Cartão combustível pós-pago

A segunda opção vem em uma forma semelhante aos vouchers: é depositado um certo valor mensal fixo para os motoristas usarem em suas locomoções.

Cada vez que ele for usado, o valor é descontado no cartão pré-pago – igual um vale-alimentação, por exemplo.

É importante lembrar que as duas modalidades possuem limites pré-estipulados. Porém, utilizar esse tipo de cartão traz diversas vantagens aos motoristas. Confira a seguir!

Quais são os benefícios desse meio de pagamento?

O cartão combustível apresenta uma série de vantagens para quem decide aderi-lo. As principais são: 

Benefícios do cartão combustível

As desvantagens do cartão combustível

Apesar desse cartão trazer muitos benefícios, uma desvantagem pode ser destacada: os custos que o acompanham

Como já mencionamos, esse meio de pagamento só pode ser contratado por meio de uma empresa especializada, por isso ainda existem as taxas de administração e emissão do cartão.

Devido a isso, é necessário que a empresa tenha uma boa equipe administrativa para cuidar de todos os detalhes – inclusive financeiros – com muita atenção.

As melhores opções do mercado

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre ele, é hora de te apresentarmos algumas opções que existem no mercado. Você pode avaliá-las e entender qual delas se adequa melhor às suas necessidades!

  • Ticket Log: essa uma das principais empresas que trabalham com vouchers e possui uma seção de cartão combustível;
  • Alelo: também é muito conhecida no mercado de vouchers e também possui um cartão combustível: o Alelo Mobilidade. Além de abastecimento, ele também pode ser usado para pagar táxis e corridas feitas por aplicativos;
  • Sem Parar: é uma empresa de tag de pagamento nos pedágios e nas cidades. Também possui um cartão combustível e ele é disponibilizado nos dois tipos – crédito e pós-pago. Seu destaque é a segurança, já que é possível programar a identificação dos motoristas e a senha pessoal, evitando fraudes ou usos não-autorizados.

Ainda é possível encontrar outras opções no mercado, como Maxi Frota, Ticket Car, Cartão Ipiranga, Shell e Petrobrás.

Com os preços da gasolina voltando a subir, pensar em implementar esse tipo de cartão pode ser uma alternativa viável para começar o ano economizando!

Quer saber outra maneira de alcançar esse objetivo? Veja abaixo.

Comece a utilizar combustíveis alternativos

Os combustíveis alternativos são fontes sustentáveis de abastecimento do automóvel. Alguns exemplos que podemos citar: 

  • GNV – Gás Natural Veicular
  • Etanol
  • Biocombustível 
  • Hidrogênio

Além de serem renováveis, esses combustíveis também são consideravelmente mais baratos do que a gasolina. Ou seja, além de cuidar do meio ambiente, você também economiza no abastecimento do seu veículo!

Venha entender melhor o que são os combustíveis alternativos e em quais situações eles podem ser usados neste e-book gratuito que disponibilizamos para você:

CTA para cartão combustível

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *