Conheça os diferentes tipos de sistema de retrovisão

Header para blogpost sobre sistemas de retrovisão

A indústria de retrovisores, como não podia deixar de ser, acompanha a evolução e inovação de todo setor automotivo. Nessa toada, a Metagal passou a ter em seu portfólio de produtos, sistemas integrados de retrovisão compostos por câmeras e monitores. 

Sendo assim, decidimos que a nomenclatura deveria ser atualizada. Ela foi alterada de “retrovisores” para “sistemas de retrovisão”. Dessa forma, a expressão engloba tanto os espelhos, como modelos híbridos e aqueles formados apenas por câmeras.

Aqui neste artigo, vamos explorar cada tipo de sistema de retrovisão. Continue lendo para saber mais.

Tipos de sistema de retrovisão:

Os sistemas de retrovisão são divididos em alguns grupos, que decorre da combinação de espelhos, sensores, câmeras e monitores.

Espelhos retrovisores

 

Tipos de retrovisão: híbridos com sensor

O primeiro tipo é constituído apenas por espelhos, geralmente três: dois laterais e um central. É o sistema mais conhecido e encontrado tanto em carros quanto em motocicletas. 

Eles eram artigos opcionais até 1997, quando passaram a ser obrigatórios no Brasil.

Sistema híbrido

 

Tipo de retrovisão convencional

Já o sistema híbrido pode ser separado em três categorias:

  1. Espelhos + sensores → Este sistema de retrovisão é constituído pelos três retrovisores convencionais, mas que são assessorados por sensores que auxiliam o motorista a perceber quando o automóvel se aproxima de outro veículo. É muito útil para estacionar.
  2. Espelhos + câmeras e monitores → Este sistema combina os espelhos com câmeras para ampliar o espectro de visão do motorista. Neste caso, as imagens captadas pelas câmeras são projetadas em monitores internos.
  1. Espelhos + câmeras e monitores + sensores → Este tipo é parecido com o modelo anterior, mas a diferença fica por conta da combinação com sensores, que geralmente emitem alertas visuais e/ou sonoros. A Metagal produziu o 360º Vision dentro dessa categoria.

 

Sistema CMS (Camera Monitoring System)

Sistema de retrovisão CMS

Considerado a mais recente inovação em sistemas de retrovisão, o CMS é um modelo totalmente constituído por câmeras que substituem integralmente os espelhos. Ou seja, não há retrovisores neste sistema.

Além dessa principal característica, o CMS vem com vários aprimoramentos de imagem, como adaptabilidade à luz, regulação de contraste e visão noturna, bem como antiembaçamento em dias chuvosos.

Outro detalhe importante do CMS é que ele está disponível no Brasil apenas para caminhão.

Banner para sistema de retrovisão CMS

Além da diferença entre os sistemas de retrovisão, também há as tecnologias empregadas ao longo de sua evolução, como o rebatimento automático, o tilt down, o memorizador, o repetidor de seta, a luz de conforto, o fotocrômico e o antiembaçamento.

Sistemas da Metagal

Aqui na Metagal possuímos modelos híbridos e o CMS. No modelo híbrido temos dois tipos:

O LCD Full Mirror, que consiste em um espelho retrovisor central com a possibilidade de alternar entre espelho e visor LCD, conferindo 50º de visão a mais que o espelho convencional.

E o 360º Vision, que combina espelhos, câmeras, sensores e monitores para cobrir pontos cegos do veículo. Com ele é possível ter visão, inclusive, do topo do automóvel.

O CMS, no entanto, é um modelo totalmente constituído por câmeras trazido ao Brasil pela Metagal por meio do modelo de caminhão Meteor Optimus.

Para conhecer melhor os produtos da Metagal, acesse o banner abaixo:

Conhecer os produtos da Metagal

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *