A indústria de retrovisores, como não podia deixar de ser, acompanha a evolução e inovação de todo setor automotivo. Nessa toada, a Metagal passou a ter em seu portfólio de produtos, sistemas integrados de retrovisão compostos por câmeras e monitores.
Sendo assim, decidimos que a nomenclatura deveria ser atualizada. Ela foi alterada de “retrovisores” para “sistemas de retrovisão”. Dessa forma, a expressão engloba tanto os espelhos, como modelos híbridos e aqueles formados apenas por câmeras.
Aqui neste artigo, vamos explorar cada tipo de sistema de retrovisão. Continue lendo para saber mais.
Tipos de sistema de retrovisão:
Os sistemas de retrovisão são divididos em alguns grupos, que decorre da combinação de espelhos, sensores, câmeras e monitores.
Espelhos retrovisores
O primeiro tipo é constituído apenas por espelhos, geralmente três: dois laterais e um central. É o sistema mais conhecido e encontrado tanto em carros quanto em motocicletas.
Eles eram artigos opcionais até 1997, quando passaram a ser obrigatórios no Brasil.
Sistema híbrido
Já o sistema híbrido pode ser separado em três categorias:
- Espelhos + sensores → Este sistema de retrovisão é constituído pelos três retrovisores convencionais, mas que são assessorados por sensores que auxiliam o motorista a perceber quando o automóvel se aproxima de outro veículo. É muito útil para estacionar.
- Espelhos + câmeras e monitores → Este sistema combina os espelhos com câmeras para ampliar o espectro de visão do motorista. Neste caso, as imagens captadas pelas câmeras são projetadas em monitores internos.
- Espelhos + câmeras e monitores + sensores → Este tipo é parecido com o modelo anterior, mas a diferença fica por conta da combinação com sensores, que geralmente emitem alertas visuais e/ou sonoros. A Metagal produziu o 360º Vision dentro dessa categoria.
Sistema CMS (Camera Monitoring System)
Considerado a mais recente inovação em sistemas de retrovisão, o CMS é um modelo totalmente constituído por câmeras que substituem integralmente os espelhos. Ou seja, não há retrovisores neste sistema.
Além dessa principal característica, o CMS vem com vários aprimoramentos de imagem, como adaptabilidade à luz, regulação de contraste e visão noturna, bem como antiembaçamento em dias chuvosos.
Outro detalhe importante do CMS é que ele está disponível no Brasil apenas para caminhão.
Além da diferença entre os sistemas de retrovisão, também há as tecnologias empregadas ao longo de sua evolução, como o rebatimento automático, o tilt down, o memorizador, o repetidor de seta, a luz de conforto, o fotocrômico e o antiembaçamento.
Sistemas da Metagal
Aqui na Metagal possuímos modelos híbridos e o CMS. No modelo híbrido temos dois tipos:
O LCD Full Mirror, que consiste em um espelho retrovisor central com a possibilidade de alternar entre espelho e visor LCD, conferindo 50º de visão a mais que o espelho convencional.
E o 360º Vision, que combina espelhos, câmeras, sensores e monitores para cobrir pontos cegos do veículo. Com ele é possível ter visão, inclusive, do topo do automóvel.
O CMS, no entanto, é um modelo totalmente constituído por câmeras trazido ao Brasil pela Metagal por meio do modelo de caminhão Meteor Optimus.
Para conhecer melhor os produtos da Metagal, acesse o banner abaixo: