Descubra como é possível obter garantia de serviço no setor automotivo

Imagem de um carro na oficina, e mecânicos realizando uma solicitação de garantia de serviço

Quando ouvimos a palavra “garantia”, relacionamos instantaneamente com produtos ou utensílios dos mais diferentes segmentos no mercado. Mas será que existe uma garantia de serviço no setor automotivo? 

As dúvidas que surgem nesse assunto são compreensíveis, pois pouco se fala no mercado sobre como obter assistência automotiva com garantia

Como consequência disso, muitos motoristas que fazem visitas constantes em oficinas mecânicas podem não saber que, sim, há uma forma de ter garantia de serviços nesses estabelecimentos.

Também é importante enfatizar que, apesar dela existir no setor automotivo, não são todos os serviços que podem ter essa cobertura. 

Para você entender como essa garantia de serviços funciona e o que entra ou não nos quesitos para obtê-la, não deixe de conferir este artigo até o final.

As oficinas mecânicas no setor automotivo

Para começarmos a falar de garantia de serviços, é importante ter uma visão completa dos lugares que a providenciam, ou seja, as oficinas mecânicas

O começo da expansão dessas oficinas ocorreu durante a crise no setor automotivo entre 2014 e 2017, com a queda nas vendas de carros novos.

As vendas de carros novos começou a cair durante a crise automotiva, e com isso, as oficinas começaram sua expansão, trazendo a garantia de serviços.

Ou seja, com automóveis novos vendendo pouco, o público que manteve seu carro e precisava de mais manutenções começou a crescer, abrindo oportunidades para os mecânicos apostarem em oficinas. 

Em um depoimento para a Folha de S.Paulo, Antonio Fiola, presidente do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo), falou sobre oportunidades para os mecânicos.

O presidente confirma que as oficinas começaram a receber clientes que não estavam interessados em manutenção preventiva, mas sim em gastar menos com reparos indispensáveis.

Com essa expansão, quem procura por esse tipo de serviço precisa ter  informações sobre a mão de obra automotiva e sua garantia.

É comum, por exemplo, uma oficina falar que existe uma garantia de três meses para determinados produtos, quando, na verdade, ela é válida para todas as peças e serviços. 

Mas não se preocupe! Agora vamos te mostrar como garantir que os serviços feitos em seu automóvel sejam certificados caso ocorra algum problema.

Como obter sua garantia de serviços?

Como já dito, é possível ter garantia de serviços no setor automotivo. E para isso, é preciso de apenas um objeto: um pedaço de papel.

Não, você não entendeu errado. Para garantir que você pode voltar à oficina e cobrar o mecânico por uma mão de obra mal executada, é preciso apenas guardar a nota fiscal. 

Para ser mais específico, quando você vai buscar seu veículo na oficina – seja ela independente ou de alguma concessionária –, sempre guarde a nota fiscal dos serviços que foram prestados, junto a descrição do reparo.

Com isso, serviços ou qualquer outro produto são cobertos por uma garantia de 30 dias, segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

Alguns pontos sobre a garantia de serviço, segundo a Lei

Além do artigo 18, há outras partes da Lei de garantia de serviço que podem ser apresentadas ao envolvido, caso ele se recuse a refazer a mão de obra:

Segundo a Lei de garantia de serviço, o mecânico que se recusar a refazer uma mão de obra pode sofrer algumas consequências.

O que não é coberto pela garantia de serviço?

Já citamos aqui que a garantia, apesar de ser muito útil para os motoristas, não cobre todos os defeitos que aparecem após a ida ao mecânico. Essas condições incluem:

  • Mau uso do veículo

A garantia de serviço não cobre os danos de uso anormal do veículo, mau uso, negligência, alteração ou adulteração. Você também não conseguirá cobertura por acidentes de causa externa, inundações ou incêndios.

  • Falta de nota fiscal

A única forma de comprovar que o serviço foi pago e que os 30 dias ainda estão valendo, é apresentar a nota fiscal. Portanto, se o mecânico não te entregar ela e você não perceber isso na hora, não terá como exigir garantia depois.

  • Estragos feitos pelo cliente

Realizar uma manutenção por si mesmo é muito comum entre clientes insatisfeitos que se desesperam com o mau funcionamento do veículo ou não querem voltar ao mecânico. Se você mesmo mexer no problema do carro e ele piorar, a garantia de serviço não será válida. 

  • Reparos adicionais

Quando o cliente pede para o mecânico reparar uma peça que está fora do diagnóstico do problema inicial, é necessário incluí-la em um novo contrato ou ordem de serviço. Caso isso não aconteça, a garantia de serviço não pode ser aplicada aos reparos adicionados.

A evolução das peças diminuiu a necessidade de mão de obra

Não há dúvidas de que acompanhar o funcionamento dos veículos após a mão de obra ser executada é extremamente importante para a vida útil deles. Também garantindo que a manutenção foi feita de forma correta e não necessitando da garantia de serviço. 

Porém, com o setor automotivo evoluindo de forma constante, cada vez menos as partes dos carros quebram facilmente ou precisam de atenção redobrada

Um exemplo de peça automotiva que evoluiu – e muito – nos últimos anos, foram os retrovisores

Uma parte do veículo tão importante na hora de enfrentar o trânsito e que nem existia há algumas décadas atrás, sabia? 

Venha entender toda a história dos retrovisores e como sua evolução aconteceu, dos manuais aos elétricos, com esse material gratuito que separamos para você.

Entenda como a evolução de algumas peças automotivas, como o retrovisor, fez com que a garantia de serviços ficasse em segundo plano.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *