Saiba como ajustar o retrovisor de moto corretamente

Como ajustar retrovisor de moto corretamente

Um dos maiores diferenciais do retrovisor de moto, em comparação com os de carro, é que eles são mais maleáveis e, por isso, qualquer coisa que o encoste pode fazê-lo sair da posição correta.

E os retrovisores desregulados podem ocasionar acidentes graves, pois o condutor não vai ter uma visibilidade correta do que está atrás dele.

Saiba mais sobre o retrovisor de moto e entenda como regulá-lo corretamente nos parágrafos abaixo.

Por que sempre regular o retrovisor de moto?

Como mencionamos acima, ele tem a particularidade de sair da posição sempre que alguma coisa esbarra nele, portanto sua verificação deve ser constante.

Além disso, os condutores têm a tendência de colocá-los para dentro para passarem mais facilmente pelos “corredores” entre os carros. Só que isso implica em dois fatores de segurança.

O primeiro é que o piloto não consegue enxergar a situação às suas costas. A segunda é que, como alternativa, ele tenderá virar a cabeça para ver quem vem atrás, o que compromete diretamente a visão dianteira, podendo resultar em acidentes.

É por isso que o retrovisor de moto deve sempre estar ajustado na posição ideal. Mas qual é ela? É o que vamos ver a seguir.

Como ajustar o retrovisor de moto corretamente

Para posicionar os espelhos na posição correta, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo a passo com cinco dicas sobre como ajustar o retrovisor de uma moto

É importante lembrar que, mesmo assim, sempre haverá pontos cegos. Porém, a regulagem do retrovisor vai minimizar a falta de consciência do condutor em relação ao trânsito.

Outra dica extremamente necessária é: sempre que sentar na sua moto, conferir os retrovisores, pois, mesmo que você os tenha deixado na posição correta ao estacioná-la, alguma coisa pode ter esbarrado neles e os tirado do lugar.

Moto sem retrovisor, dá multa?

A resposta é sim!

Se você conduzir uma moto pelas vias sem o retrovisor, poderá sofrer uma penalidade nada agradável.

Veja o que pode acontecer nesse caso:

Penalidades por falta de retrovisores em motos: multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na CNH e retenção do veículo até regularização.

Mas também ressaltamos aqui que os detalhes acima são apenas ônus financeiros, lembrando que o problema maior é a ocorrência de um acidente grave que pode resultar na morte do condutor ou de outras pessoas ao redor.

A utilização obrigatória do retrovisor de moto é regida por lei justamente para evitar o pior cenário, por isso a penalização é salgada.

Tecnologia e inovação para mais segurança no trânsito

A Metagal preza pela excelência e inovação constante. Por isso, tem investido em soluções que aumentam a segurança no trânsito. Um dos exemplos dessa busca por novas tecnologias é a parceria com a Ride Vision, um sistema avançado de alerta que auxilia na prevenção de colisões.

O Ride Vision fornece aos motociclistas uma proteção de 360º contra ameaças críticas, emitindo avisos em tempo real para garantir que o piloto permaneça atento ao que acontece a sua frente. Com isso, o sistema reduz significativamente os riscos de acidentes causados por fatores humanos, a principal causa de colisões.

No blog da Metagal tem mais conteúdo!

Artigos com dicas como essa, notícias, mudanças na regulamentação, novidades tecnológicas, do mercado e muito mais, você encontra em nosso blog.

Para acessá-lo é muito simples: basta clicar no banner abaixo.

Banner para acessar o blog da Metagal e descobrir tudo sobre como ajustar o retrovisor de moto e muito mais sobre o universo automotivo

 

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *