Acessórios automotivos: saiba qual a duração dos seus ciclos de vida

Ciclo de vida dos acessórios automotivos: saiba quando você precisa trocá-los

Além de proporcionar mais segurança, conforto e tecnologia, os acessórios automotivos também oferecem ao condutor uma chance de customização do veículo, deixando-o com o aspecto e as funções que desejar.

A busca por essa personalização nos automóveis cresce diariamente. Além disso, a quantidade de produtos disponíveis também aumenta conforme novas tecnologias surgem.

Por isso, basta o motorista decidir o valor do investimento que será feito nos acessórios automotivos do veículo e quais mudanças ele irá escolher – mais radicais ou apenas as básicas. 

Sobre as funcionalidades desses acessórios automotivos, é preciso seguir uma série de cuidados e ficar atento à vida útil deles, garantindo sempre o melhor para seu carro. 

Pensando nisso, separamos alguns dos itens mais populares na hora de customizar o veículo, e também a durabilidade.

Retrovisor LCD: o acessório automotivo que melhora a visão dos motoristas

Um dos problemas que afeta o motorista é a presença de pessoas ou objetos bloqueando a visão refletida no retrovisor central. Com o novo LCD Full Mirror, o condutor consegue trocar o modo espelho pelo modo LCD. Dessa forma, todos os obstáculos são eliminados e a visão da câmera traseira aumenta em mais de 50º.

Este tipo de retrovisor, desenvolvido e produzido pela Metagal, passa por ciclos de testes que equivalem a dez anos de uso em condições normais. 

É importante ressaltar que, na prática, o componente segue o mesmo prazo de garantia do próprio veículo, que é concedido pela montadora.

Ar-condicionado

O sistema de ar-condicionado armazena bactérias e germes que podem prejudicar tanto o seu funcionamento quanto a saúde de pessoas alérgicas. A sugestão para resolver esse problema é que seja feita uma higienização a cada 10 mil km rodados. Nesse processo, você já pode analisar o sistema como um todo.

O filtro de ar também deve ser trocado a cada 20 mil km ou de acordo com as especificações da marca.

As principais dúvidas em relação ao ar-condicionado geralmente envolvem o gás refrigerante, que fica dentro do acessório. É importante deixar claro que, como a substância apenas passa por transformações químicas, ela não acaba.

Isso significa que, se o seu aparelho deixar de funcionar propriamente por falta de gás, isso deve ter sido causado por quantidade inadequada na fabricação, falhas na tubulação ou falta de manutenção no sistema.

Caso exista um vazamento e a máquina esteja dentro da garantia, o condutor poderá pedir para a empresa rever seu funcionamento. Mas atenção: a instalação deve ter sido feita por um profissional autorizado, caso contrário não é possível pedir manutenção.

Faróis de LED

Considerando que os faróis se mantêm acesos o tempo todo e que há vibração no veículo, os novos faróis de LED devem durar até 3.000 horas, ou seja, em média oito anos. 

As informações são da empresa Phillips, que vem trabalhando em faróis com maior durabilidade e menos ofuscamento. Os novos componentes passam por testes de durabilidade extremos.

Caso eles apresentem defeitos ou parem de funcionar antes do período previsto, o condutor pode entrar em contato com o fabricante.

Câmera de ré

A falta de visibilidade na hora de estacionar o carro assombrou certos condutores durante anos, especialmente os motoristas iniciantes. Graças às inovações tecnológicas dos acessórios automotivos é possível ter uma visão completa, avaliando a distância entre o carro e possíveis objetos no caminho.

Esse tipo de sistema é testado em 75.000 ciclos de ativação e desativação, em temperaturas que variam de -40ºC a 80ºC. Tais provas equivalem a mais ou menos dez anos de uso em condições normais.

Metagal e os acessórios automotivos

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *