Baterias de estado sólido é a meta do consórcio chinês até 2030

O avanço da eletrificação impulsiona o mercado automotivo a descobrir outras tecnologias dedicadas a favorecer essa nova forma de automóveis sem combustível. A bateria de estado sólido é um dos mais recentes investimentos do setor.
Essa nova tecnologia destinada a carros está sendo desenvolvida por gigantes chinesas do ramo automotivo como BYD, CATL, Eve Energy e outras, constituindo o consórcio China All-Solid-State Batery.
O principal objetivo do consórcio é construir uma cadeia de suprimentos em massa até 2030, bem como criar novas tecnologias que já façam os carros elétricos saírem de fábrica com baterias de estado sólido.
A inovação promete recargas mais rápidas, mais estáveis e com menor peso e tamanho. Continue lendo o artigo para saber mais.
O que é a bateria de estado sólido?
Como o nome sugere, essa bateria utiliza materiais sólidos em vez de materiais líquidos ou gelificados como eletrólitos.
Nas baterias tradicionais, como as de íon de lítio, por exemplo, o eletrólito é geralmente um líquido que conduz íons entre os eletrodos positivo (cátodo) e negativo (ânodo). A diferença das baterias de estado sólido é que os íons de lítio são substituídos por uma substância sólida.
Esses materiais sólidos podem ser polímeros condutores, cerâmicas ou outros compostos com propriedades iônicas que permitem a condução dos íons necessários para a transferência de carga elétrica.
Vantagens das baterias em estado sólido
Ao se tratar de carga ionizada, existem alguns fatores que podem maximizar ou minimizar a eficiência e segurança dos objetos.
Confira abaixo os benefícios que a bateria de estado sólido traz para o setor automotivo:
Segurança → Como são sólidas, elas excluem o risco de vazamento, tornando-se menos inflamáveis, evitando explosões.
Desempenho → Por possuírem maior densidade, essas baterias podem armazenar mais energia em um espaço menor, tornando-se mais leves também.
Durabilidade → Baterias de estado sólido podem ter uma vida útil mais longa devido à estabilidade do material sólido. Como sofrem menos corrosão, têm maior vida útil.
Temperatura → Em comparação às tradicionais, as baterias sólidas conseguem suportar ambientes mais quentes sem perder sua eficiência.
Implicações
Mas nem tudo é vantagem, principalmente no que diz respeito à implantação da bateria de estado sólido chinesa no mercado, no qual a Toyota já detém mais de 1.300 patentes, ao passo que o conjunto chinês chega a apenas a 100.
E vai ser difícil superar a fabricante, que já estuda formas de aumentar a autonomia das baterias para aguentar 1.500 km, além de recarregar em apenas 10 minutos um ciclo de 10% a 80%.
Mesmo com a China liderando a produção de baterias para carros e a própria venda de carros elétricos, superar a Toyota acaba sendo um desafio.
Outra situação se relaciona com a própria criação das baterias. Uma vez que elas são sólidas, existe uma precisão maior no posicionamento das células, a modo de impedir atritos e desperdício energético.
Além disso, as baterias, ainda contendo lítio na sua composição, enfrentam a escassez do mineral no planeta. A quantidade limitada requer algumas preocupações na fabricação delas, uma vez que elas precisam de mais material que as líquidas para serem produzidas.
Entretanto, a resposta para contornar esse problema é bem simples: deixar a bateria “descansar”. A Universidade de Stanford descobriu que, enquanto o equipamento estava em inatividade, os íons eram recuperados pelos componentes da bateria.
Isso significa que, em vez de se perder o íon — o que causa o desgaste — ele é reutilizado, aumentando assim a vida útil da bateria, permitindo que ela seja trocada em intervalos bem maiores.
Como o “repouso” de baterias não é uma prática comum, as montadoras precisariam apenas viabilizar maneiras de utilização inteligente das células, intercalando-as de modo a deixar uma delas inativa.
Você já sabe tudo sobre os carros elétricos?
Agora que você já se informou sobre a bateria de estado sólido, ainda ficam algumas dúvidas acerca dos veículos elétricos, afinal, é para eles que esses equipamentos estão sendo produzidos.
Para entender mais sobre estes automóveis, como eles funcionam e suas particularidades, você poder baixar o material gratuito que produzimos.
Nele, há todas essas informações e muito mais. Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre os elétricos.