Entenda o panorama do mercado automotivo em 2023
O mercado automotivo em 2023 começa com uma realidade instável, pois ao mesmo tempo que os especialistas projetam baixo crescimento nas vendas, algumas tendências podem aquecer o mercado.
Ainda é importante considerar a crise dos semicondutores que se agravou no ano passado e como ela pode afetar 2023.
E na contramão dessas previsões nada animadoras há o crescimento dos carros elétricos no mercado automotivo.
Continue lendo o artigo para compreender o panorama para o setor automobilístico em 2023.
Panorama do mercado automotivo
O mercado automotivo ainda se recupera das consequências causadas pela pandemia, sobretudo nas vendas dos veículos, que representaram cerca de 1,7 milhões de unidades no ano passado, segundo dados da Fenabrave.
As vendas no ano de 2022 não conseguiram superar as de 2021, registrando uma queda de 4,7%, como aponta a Mobiauto.
Entretanto, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite, prevê um crescimento de 5% para 2023, mas esse número apresentaria apenas uma recuperação do mercado automotivo em comparação a 2021, com um mísero aumento de aproximadamente 1% apenas.
Outro desafio desse cenário é a previsão que os preços dos carros 0 km subam neste ano devido à instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia, ao aumento nos juros e taxa Selic e à escassez de materiais. Essa situação pode impulsionar os compradores a adquirirem os usados, o que está se tornando cada vez mais uma tendência.
Todavia, o mercado ainda enfrenta alguns problemas, como a escassez de semicondutores.
Crise dos semicondutores ainda afeta o mercado?
A produção dos semicondutores ainda não supre a demanda por chips, porém já representa um crescimento desde o terceiro trimestre de 2022, com 11,6% a mais que o trimestre anterior.
O presidente da Anfavea atribui esse crescimento à redução no fechamento das fábricas. A sua previsão é que a situação com os semicondutores melhore a partir do segundo semestre deste ano.
5 tendências para 2023
Mesmo com essas previsões nada animadoras para 2023, o mercado automotivo pode avançar financeiramente com recursos oriundos de outras fontes, como vamos ver a seguir.
Dentre as tendências para 2023, destacamos cinco:
Aumento na venda dos usados → Devido à alta nos preços dos veículos projetada para este ano, o mercado automotivo observa que os compradores têm cada vez mais optado pelos automóveis de segunda mão, principalmente os dos últimos quatro anos.
Alta tecnologia e conectividade → A expansão do 5G no Brasil junto do desenvolvimento de tecnologias que aumentam a autonomia do veículo está acelerando a chegada de novas soluções conectadas para o mercado automotivo. Isso significa que a tendência é o aumento de carros conectados circulando por aí e a chegada dos autônomos.
Incentivo fiscal do governo → Para contribuir com a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, o BNDS criou uma linha de crédito especial para compra de ônibus, caminhões e máquinas agrícolas que causem menor impacto ambiental.
Carro por assinatura → Outra tendência que tem crescido bastante é alugar um automóvel pelo período mínimo de 12 meses. Essa é uma alternativa para quem quer ter seu automóvel, mas quer fugir dos impostos, vistorias e das altas nos preços do 0 km, contando ainda com a vantagem de poder trocar de carro todo ano.
Aumento dos carros elétricos → Atualmente o governo brasileiro determina imposto zerado sobre a importação de veículos totalmente elétricos, o que facilita a aquisição desses utilitários a preços acessíveis, atingindo os consumidores com baixo poder aquisitivo.
Carros elétricos já são tendência no mercado automotivo
Os modelos elétricos no mercado automotivo brasileiro cresceram 63% em 2022 se comparado ao ano anterior; já as vendas dos elétricos e dos híbridos atingiram quase 50 mil unidades no mesmo ano, um aumento de 41% em relação a 2021 — segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico) e compartilhados pelo CPG.
Essas informações apontam para uma realidade atual em que mais de 120 mil veículos eletrificados (totalmente ou híbridos) estão rodando no país!
Isso significa que o mercado automotivo elétrico é uma tendência que está crescendo rápido e que, provavelmente, vai abarcar todo o cenário automobilístico nos anos vindouros.
Para não ficar de fora dessa crescente, reunimos tudo o que você precisa saber sobre os carros elétricos em um e-book gratuito.