Como a Lei Proncove L7 tem relação com a crise dos semicondutores em veículos
Após dois anos passando por consequências da pandemia, o setor automotivo se revolucionou e acelerou novos investimentos em veículos.
Os avanços tecnológicos também estão acelerados e, por isso, vem movimentando este setor rumo às expectativas futurísticas sonhadas por todos os motoristas.
Porém, com essas transformações sendo feitas de forma tão rápida e quase sem nenhum aviso prévio, consumidores desavisados podem ser pegos de surpresa em certos assuntos.
Um exemplo disso é a Lei Proncove L7. Você sabia que ela pode afetar a descontinuidade de veículos nacionais mais antigos?
Não se preocupe que iremos te explicar o que essa lei abrange e como a crise dos semicondutores está diretamente ligada a ela.
O Proconve e o impacto em veículos antigos
A sigla Proconve significa Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores e foi fundado em 1986 com o objetivo de redução dos níveis de emissão dos poluentes nos veículos. Ela visa o aumento dos padrões de qualidade do som e do ar.
E para que este objetivo seja atingido, o Proconve possui programas de inspeção e manutenção para veículos, além de promover melhorias técnicas em seus combustíveis líquidos.O Proconve também é responsável por trazer tecnologias automotivas que otimizam a redução de poluição.
Para os fabricantes, restaram duas opções: retirar modelos que não estão dentro das normas do programa ou investir em tecnologia para regularizá-los.
O que é a fase L7 do Proconve?
A fase nova da lei, chamada de L7, possui exigências mais rigorosas relacionadas ao limite de emissões. Ela foca não apenas no escapamento, mas também em novos parâmetros e em outras fontes de poluentes nos veículos.
Com o prazo inicial para vigorar em Janeiro de 2022, as montadoras já começaram a se adequar e a investir em três categorias até o final de 2021.
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De olho do escapamento
As fábricas terão que estar atentas ao catalisador dos veículos. O teste será de durabilidade, com verificações se o automóvel atende aos limites dentro de sua vida útil.
Os veículos que conseguirem chegar a 160 mil quilômetros, passam nos testes de aprovação. Além disso, também será considerado os níveis de emissão dos hidrocarbonetos, aldeídos e do próprio etanol.
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Tanque de combustível
Este ponto é a grande modificação exigida pela L7, que consiste em estar atento ao limite de evaporação de um vapor tóxico que os combustíveis emitem.
A exigência anterior era de 1,5 gramas em dois dias de teste. Atualmente o limite está bem restrito, pois passou a ser de 0,5 gramas de emissão durante um dia.
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Falhas no pós-tratamento
Com a nova fase do Proconve, os veículos que se locomovem a gasolina ou a diesel devem registrar as possíveis falhas no pós-tratamento dos gases de escapamento. Eles também devem manter essas falhas atualizadas na central eletrônica por um ano.
O objetivo é reduzir o nível de ruído, indo de 1 a 2 decibéis, e variando conforme as características de cada veículo.
A nova data para a L7 entrar em vigor
Até então o prazo para essa nova fase da lei entrar em vigor era janeiro de 2022, porém a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – pediu para que o governo brasiliero adiasse essa data.
As principais justificativas foram a dificuldade de fabricantes em adequarem os veículos a curto prazo, assim como as complicações devido à pandemia.
O prazo final para que os antigos modelos sejam vendidos era até dia 31 de março, porém os fabricantes alegaram que, devido à falta de semicondutores, muitos carros ainda estavam inacabados.
Então o governo brasileiro estabeleceu um prazo definitivo para todos esses problemas serem resolvidos e o estoque vendido: 30 de junho.
O que é a crise de semicondutores que afetou o prazo desta Lei
A crise de semicondutores aconteceu quando a falta desses componentes se tornou mundial, obrigando diversos setores a paralisar suas produções ou encontrar alternativas para seguir adiante mesmo com essa dificuldade.
E, claro, o mercado automotivo também passou por dificuldades com a falta dos semicondutores, uma vez que esses chips são essenciais no gerenciamento dos motores e câmbios e nos itens de segurança e conectividade.
Porém, mesmo sendo uma situação que está presente no mercado há bastante tempo, as expectativas de melhora já são cogitadas, segundo Elon Musk.
O CEO da Tesla diz que a crise pode ser superada em breve, principalmente por muitas fábricas de chips serem construídas.
O que é o projeto da fase L8 do Proconve?
Este projeto entra em vigor neste ano e se estende até 2025 com o objetivo de evitar fraudes nas simulações dos testes de emissões de poluentes.
Essa medida precisou ser tomada por conta de várias fábricas manipularem os testes e apresentarem resultados falsos nos laboratórios.
Para que isso não aconteça mais, o processo que irá entrar na L8 é chamado de Real Driver Emission, ou seja, vai trazer as reais emissões dos veículos nas ruas.
Como essa nova Lei pode impulsionar o comércio e a fabricação de veículos elétricos
Com as leis do Proconve se tornando cada vez mais rígidas durante cada atualização, a possibilidade dos fabricantes investirem em massa nos carros elétricos deve aumentar.
Isso porque os níveis de poluentes liberados por esses veículos é zero, uma vez que funcionam à base de eletricidade e não de gasolina ou outros tipos de combustíveis fósseis.
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