Saiba quais tipos de pneu existem no mercado e como isso se aplica no seu veículo

Tipos de pneu disponíveis no mercado

Existe uma única certeza quando o assunto são automóveis: cedo ou tarde eles vão precisar de manutenção, principalmente nos pneus, que são uma das partes mais usadas do veículo. E quando esse dia chegar, saber quais tipos de pneu são indicados para o seu, vai ajudar a garantir economia

Primeiro, é importante entender que cada tipo de pneu tem suas características e utilidades, e desvendar os segredos por trás desse utensílio pode promover segurança, estabilidade e conforto para todos a bordo.

Segundo artigo publicado pelo Auto Esporte, escolher o pneu certo para seu veículo impacta diretamente no consumo de combustível do mesmo.

Com os preços da gasolina estando cada vez maiores, é quase impossível imaginar uma economia de 20% no combustível todos os meses. Mas Review Auto reforça que isso se torna realidade quando voltamos o assunto para a escolha certa da ferramenta.

A razão de tanta confusão é causada, principalmente, por haver tantos modelos de pneus no mercado. Por isso, vamos introduzir os mais comuns nesse artigo. 

Conheça os tipos de pneu que existem no mercado

Como já mencionado, em cada tipo de veículo existem pneus que são mais adequados e que tornam a dirigibilidade melhor. 

Também é importante lembrar que o ambiente e a situação de tráfego influenciam diretamente na escolha.

Caso haja dúvidas, é possível encontrar a resposta no Manual do Proprietário.

 

o que você encontra no manual do proprietário


Mas, para facilitar, trouxemos alguns tipos mais comuns de pneus, que podem facilitar na hora da identificação com seu automóvel. Confira:

Pneus off-road

Se o ambiente de maior tráfego tiver terra e lama, esses são os pneus ideais para usar. 

Esses pneus possuem características específicas para territórios mais terrosos, como uma banda de rolagem maior e sulcos mais largos.

Um exemplo recomendado para esse requisito é o Goodyear Wrangler MT/R Kevlar.

Pneus convencionais (on-road)

Tipos de pneus mais comuns, já conhecidos por estarem presentes na maioria dos carros de passeio.  

Eles possuem um sulco menor, possibilitando maior atratividade ao solo e, de modo geral, os automóveis já saem de fábrica com esses pneus.

Os mais comuns desta categoria são o Goodyear Eagle Sport 2 e o Pirelli Cinturato P1.

Pneus mistos

Como o nome já dá uma dica, são pneus que podem ser usados em duas situações de tráfego: terrenos de chão e asfalto.

Carros como jipes e SUVs são os que mais utilizam desses pneus, por terem mobilidades em seus controles que permitem a direção nesses tipos de solo.

Um exemplo de pneu dessa categoria é o Goodyear Wrangler All-Terrain Adventure.

Pneus radiais

Esses tipos de pneus são ideais para quem percorre altas velocidades, como estradas. 

Isso porque os pneus são mais rígidos, levando à maior durabilidade. Além de possuírem ótimo desempenho em curvas e possuem qualidade de frenagem.

 

O que são os chamados “pneus verdes”?

O mundo está ficando cada vez mais ecológico e vários setores se reinventando para que seus produtos entrem no quesito “ecologicamente correto”. Com os pneus isso não seria diferente.

Nos últimos anos, o termo “pneu verde” vem se popularizando entre montadoras e motoristas por ser uma alternativa mais sustentável, com gastos menores de combustível. 

Em uma matéria divulgada pelo Auto Esporte, é possível ver que em aparência nada muda entre os pneus verdes e os tradicionais. A diferença principal é sua composição, com a sílica (dióxido de sílico) sendo a substituta de parte do negro de fumo. 

A ANIP – Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos – comentou na matéria que não existe uma regulamentação específica para classificar um pneu como “verde”. 

Em 2018, a Automotive Business apontou que o termo ganhou uma nova conotação com a criação de um protótipo da Goodyear que é capaz de produzir oxigênio enquanto roda. Isso graças a um musgo que existe em sua lateral!

 

O que muda nos tipos de pneu de carros elétricos

Para aqueles que possuem carros elétricos, é importante lembrar que, assim como as funcionalidades do veículo não são idênticas aos convencionais, os pneus também são diferentes

Um dos fatores que diferencia na hora de escolher os pneus é o peso dos carros elétricos. 

Eles são consideravelmente mais pesados que os carros convencionais, principalmente por conta das baterias presentes.

 

Um exemplo disso é o Peugeot 208, que pesa 1.095 kg em sua versão à combustão e 1.526 kg na versão elétrica.

A Pirelli lançou no segundo semestre de 2021 seu primeiro pneu com marcação HL – High Load, ou Carga Alta na tradução. 

A proposta é ser um pneu inteiramente dedicado aos carros elétricos ou híbridos, também podendo ser implementado para SUVs.

Ou seja, no momento em que esse modelo de automóvel é produzido, é preciso pensar de maneira inteligente na hora de escolher os pneus, para que o melhor funcionamento e a melhor experiência sejam aproveitados ao máximo.

A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores, sistemas de retrovisão e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias. 

Sem comentários. Faça o primeiro comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *