Acidentes de trânsito: pilotos de motos lideram ranking de vítimas fatais

Não há dúvidas sobre a importância das motos para a sociedade.
Seja em grandes centros urbanos ou em lugares mais remotos, foram elas que não deixaram o país e parte da economia pararem no período de maior restrição social por causa da pandemia.
Além disso, comprar e manter uma moto, em comparação a um carro, é mais acessível e mais econômico.
Definitivamente, são indiscutíveis as facilidades que as motos oferecem como meio de transporte pessoal e de serviço.
Diante de tantos benefícios, há um contraponto em relação a este meio de transporte: são considerados perigosos e há praticamente um consenso quanto a isso.
Infelizmente, alguns dados confirmam essa hipótese: há uma década, os pilotos de motos lideram o ranking de acidentes de trânsito fatais no Brasil.
Alguns números importantes sobre motos
A produção de motos cresceu 45% no primeiro semestre de 2021, isso equivale a 568.863 unidades, segundo o balanço da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
Em apenas 10 anos, a frota nacional praticamente dobrou. Somente no estado de São Paulo, o total de motos é de quase 30 milhões e na capital a quantidade é de 1.076.861 de unidades. Os dados são de abril deste ano e foram divulgados pelo Detran SP.
Hoje, existe uma moto para cada sete habitantes no Brasil, a tendência é que cheguemos a números parecidos com os dos países asiáticos: uma moto para cada cinco pessoas.
É importante ressaltar que em 10 estados já existem mais motos do que carros. Em Rondônia, há uma moto para cada três habitantes.
E não são somente os números positivos que crescem: em comparação ao mesmo período do ano passado, as ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas aumentaram 45,5% e a morte de motociclistas aumentou 13,5%. Os principais envolvidos são os entregadores de delivery, ainda de acordo com a mesma pesquisa do Detran SP.
Para alguns especialistas, esses números são reflexo do aumento de motos nas ruas, porém não deveria ser uma progressão.
Sendo assim, qual o motivo para tantos acidentes?
Acidentes de trânsito: quem são os verdadeiros vilões?
O fator humano é o principal responsável pelas causas de acidentes de trânsito. Segundo o Atlas da acidentalidade no transporte Brasileiro 2020, essas são os principais motivos:
Um trânsito mais seguro é um trabalho coletivo entre pedestres e motoristas. Para tentar amenizar o problema, é preciso que todos se conscientizem sobre os perigos nas vias.
Além disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos pilotos de motos.
Existem recursos desenvolvidos especificamente para prevenir situações e acidentes de trânsito, como o Ride Vision: um sistema de alerta avançado e fácil de usar para prevenção de colisões.
Ele fornece aos passageiros proteção de 360º contra ameaças críticas por meio de avisos intrusivos em tempo real.
Dessa maneira, os pilotos ficam mais concentrados ao que está acontecendo à frente e tem mais segurança durante seu trajeto.
A Metagal preza por excelência e inovação constantes, por isso está sempre em busca de soluções sustentáveis que levem mais segurança para o trânsito. Assim, nos tornamos uma empresa parceira da Ride Vision.
Assista ao vídeo abaixo e conheça a tecnologia:
As motos estão assumindo cada vez mais o protagonismo da mobilidade urbana no Brasil. Para que haja um clima amistoso e seguro no trânsito, todos precisam fazer a sua parte.
Seja a mudança que você quer ver.
*
A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores, sistemas de retrovisão e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.