Painel de carro: o avanço dos painéis digitais nos veículos

O painel de carro, assim como potência, consumo, design e tecnologia, também tem garantido a sua importância na hora do consumidor comprar um carro novo.
As versões de topo dos Chevrolet Kadett, Monza e Omega representavam uma grande inovação tecnológica no final dos anos 80 e início dos 90. Porém, os painéis que vinham com velocímetro digital e conta-giros gráfico não caíram no gosto dos consumidores.
Apenas em 2004, a Citroen voltou com esta ideia no modelo C4. Em 2006, desta vez com força total, apareceu no New Civic, da Honda.
Com o aumento da tecnologia envolvida nos painéis automotivos, esses dispositivos vêm ficando cada vez mais sofisticados e complexos, tornando-se também mais um instrumento de segurança para condutores e passageiros.
Painéis de carro que foram destaque recentemente
O painel de carro é o local no qual encontramos instrumentos essenciais em termos de segurança e é indispensável a fácil visualização das informações, com clareza.
Ao longo dos anos, o painel de carro ganhou mais detalhes e, atualmente, se destacam no mercado aqueles que podem ser configurados e digitalizados, como os que vamos falar.
Volkswagen Polo, Virtus e T-Cross
O painel com a tecnologia chamada Active Info Display tem tela de 10,25 polegadas, com informações que vão além de velocidade e rotação e que podem ser configuradas.
Neste painel de carro é possível colocar gráficos indicando o consumo imediato de combustível, sinalizar o consumo médio e até colocar um sistema de navegação completo direto no painel.
Nissan Kicks
Detalhes. Essa é a palavra-chave para o painel do Nissan Kicks, que tem como um dos trunfos o quadro de instrumentos configurável.
Em uma tela de sete polegadas, ele reúne 12 funcionalidades, além do conta-giros digital, histórico do consumo de combustível, controle de áudio, bússola, controle de chassi e computador de bordo.
O modelo ainda conta com um sistema de navegação GPS.
Fiat Cronos e Jeep Renegade
Neste painel de carro, o destaque fica para o velocímetro que é bem grande e facilita a leitura.
Mas não para por aí, ele também mostra a voltagem da bateria, pressão dos pneus, temperaturas do óleo do motor e da transmissão, horas trabalhadas do motor, prazo da revisão, sistema de áudio, aviso de velocidade, entre outros.
O futuro não tão distante do painel de carro
Em junho do ano passado, a startup de carros elétricos Polestar anunciou novidades importantes sobre sua próxima geração de veículos e sobre o sistema Android Automotive.
O novo conceito da plataforma aperfeiçoou várias de suas funcionalidades, principalmente em relação à personalização do aplicativo de acordo com as preferências de cada motorista.
Os novos modelos contarão com um sistema de reconhecimento de digitais, o Polestar Digital Key, com o qual o carro poderá dar partida por meio da biometria, além de viabilizar a criação de perfis de uso pré-programados para que o usuário tenha de opções personalizadas de clima e som no primeiro contato com o carro.
Já neste ano, a gigante Mercedes apresentou a MBUX Hyperscreen. Uma gigantesca tela no painel de carro que será o ponto central de interação entre o motorista e seu futuro sedã elétrico, que pode começar a ser comercializado ainda este ano.
A tela tem 1 metro e 40 centímetros e combina sensores, câmeras, painéis OLED e um computador poderoso em uma única peça, que funciona ao mesmo tempo como painel de instrumentos, sistema de navegação e de entretenimento do EQS.
A Hyperscreen possui 12 atuadores que oferecem respostas táticas aos comandos do usuário, câmera multifuncional e sensor de iluminação para ajustar o brilho da imagem às condições do ambiente, além de ser controlada por um computador com 8 núcleos e 24 gigabytes de RAM.
Mesmo estando em um período de pandemia, as montadoras continuam investindo em tecnologias para facilitar a vida dos motoristas ao volante, criar experiências automobilísticas cada vez mais personalizadas e, claro, mais seguras.
*
A Metagal, líder no mercado de espelhos retrovisores, sistemas de retrovisão e no desenvolvimento de câmeras para monitoramento veicular, é um exemplo da constante busca por inovação. Há mais de 50 anos no setor, a empresa investe pesado em pesquisas, capacitação de seus profissionais e novas tecnologias.